Sobre o sentido de Iahweh em hebraico
Moisés disse a Deus: “Quando eu for aos filhos de Israel e disser: ‘O Deus de vossos pais me enviou até vos’; e me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, que direi?” Disse Deus a Moisés: “Eu sou aquele que é.”
Êxodo 3,13-14a – Bíblia de Jerusalém
EHYEH ASHER EHYER. Geralmente traduzido como “EU SOU O QUE SOU”. Essa tradução aponta para Deus como o existente, aquele que persiste imutavelmente em seu Ser. Contudo, podemos ir além do sentido de existência pura. Deus assegura a Moisés mais do que a Sua existência. Deus assegura a Moisés que estará com ele. Por duas vezes Deus começa por EHYEH – Eu serei presente. Para os semitas o nome não é a simples denominação, mas a essência mesma da pessoa. A pessoa mesma é inacessível. Porém, através do seu nome, ela se torna acessível.
Quando Moisés pergunta pelo nome Daquele que fala com ele, Deus responde: Ehyeh asher ehyer. Iahweh é aquele que será, que estará aí. Aquele que estará presente não importa onde ou quando, mas a cada momento do presente e em cada lugar onde alguém estiver presente. Daí, podemos dizer que o nome de Deus quer dizer: Eu Serei Presente. Portanto, à pergunta de Moisés, eis a resposta de Deus:
Eu sou presente como aquele que sou presente.
No cumprimento da sua missão, Deus é para ti a presença. Se, em missão, você percorre o caminho, tem Deus diante de si; quanto mais fiel o cumprimento da missão, mais intensa e constante a proximidade. Mas, lembre-se, Deus, a Eterna Presença, não se deixa possuir. Infeliz aquele que crê possuir Deus! Sim, Deus se envolve e habita em nós, mas jamais o possuímos. Podemos falar com Ele somente na medida em que nada mais falar em nós, já dizia Martin Buber.
http://professorgelsonneri.blogspot.com.br
Muito Bom !..
Blog do Professor Gelson: Sobre o sentido de Iahweh em hebraico